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terça-feira, 2 de agosto de 2011

"DEMITIR, E SER DEMITIDO"


"É durante as fases de maior adversidade que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a sí mesmo e aos outros." - Dalai-Lama.

Você está trabalhando em uma empresa há algum tempo e, de repente, é chamado pelo RH para uma conversa.Pensa logo: puxa, até que enfim!Acho que agora serei promovido...ou quem sabe receberei aquele aumento salarial?
Do outro lado, está aquela que será a responsável por informar a demissão ao funcionário em questão.Ela lamenta  por ter que demitir um funcionário tão antigo, e lamenta-se também por si própria, que tem a árdua tarefa de fazer este comunicado.
O funcionário adentra a sala com um sorriso largo no rosto, cumprimenta aquela que, para ele, vai ser a responsável por deixar o seu dia e a sua vida mais feliz, mas sente que a recíproca não é verdadeira.Ele sente algo estranho no ar.
Ela pede para que ele se sente, oferece um café ou uma água, e toma fôlego para inciar o seu comunicado.Nesse momento ele tem a certeza de que algo muito ruim está prestes a acontecer, e para tentar abreviar aqueles minutos de sofrimento,dispensa os líquidos, e já vai logo perguntando: e então, qual é mesmo o motivo da convocação?Ela dá um gole em seu café , e vai direto ao assunto, sem direito a massagem no ego ou preliminares: "Você está demitido!"
Bem, isso era tudo o que ele não esperava antes de entrar naquela sala,e tudo o que ele pressentiu ao entrar. Ele se mexe na cadeira, sente que o seu coração vai saltar pela boca, suas bochechas ficam roxas. e ele silencia por um minuto, que parece ser o minuto mais longo de toda a sua vida.Em sessenta segundos passa em sua cabeça anos de história que ele teve com essa empresa: toda a dedicação que ofereceu, os dias que deixou de assistir o seu filho naquela apresentação da escola, as vezes que foi trabalhar com aquela febre e não faltou, aquelas férias canceladas com sua família...enfim, um turbilhão de pensamentos e sentimentos invadem a sua mente e o seu coração naquele momento.Após tirar o foco do passado, imediatamente ele pensa em como será o seu futuro e o de sua família.Ele fica prostrado,apático, inerte, e não move um músculo sequer do corpo.A pessoa que comunicou o fato se desculpa, diz que torce por ele no futuro, e diz que toda a parte burocrática será providenciada.Se levanta, agradece por sua dedicação por tanto tempo na empresa, e pede para que ele se retire.E assim termina uma relação de anos e anos entre um funcionário que é demitido e uma empresa.
Se você  assim como eu nunca passou por essa situação, sinta-se privilegiado, porque imagino que deva ser uma situação de extremo desconforto,  sua autoestima deve cair no dedão do pé, você deve sentir que o mundo está desabando todo em sua cabeça naquela hora, e deve se perguntar:por que eu, onde foi que eu errei, e o que será de mim agora...enfim, devem ser momentos de extrema tortura.
E por que estou falando sobre esse assunto hoje?Bem, milhares e milhares de pessoas são demitidas por dia no mundo, e a história, na maioria das vezes, se repete.Então, que tal mudar um pouco esse cenário?Ele não precisa ser tão drástico assim.Lembra da frase de Dalai-Lama que mencionei acima: em momentos de adversidades, transforme-os em oportunidades para fazer o bem aos outros e a si mesmo.Então, monte um plano de demissão , ou sei lá que nome dar a esse projeto, que faça com que esses momentos sejam menos dolorosos tanto para o demitido, quanto para aquele que demite, salvo aqueles casos de justa causa, que são meio que instantâneos e esperados por aqueles que são demitidos nessa situação.Sugiro o seguinte:

-verifique se realmente a demissão é necessária, porque às  vezes uma reciclagem ou um novo curso que se sugira ao funcionario pode resolver o problema da demissão;
-se não há como manter mais em seu quadro aquele funcionario antigo, que detém muita experiência e conhecimento, mas que não possui mais aquele mesmo "fôlego", que tal aproveitá-lo como um conselheiro de sua empresa?
-caso a demissão seja inveitável, o RH pode fazer contato com o RH de outras empresas , e checar vagas disponíveis para aquele funcionário , e até agendar entrevistas, que devem ser oferecidos ao funcionário no momento da sua demissão.O funcionário pode não ser mais util para a sua empresa , mas pode ser muito interessante e inovador para  outra empresa que se encontre num momento diferente da sua.Isso é , no mínimo, um ato de delicadeza e respeito com aquele que por tanto tempo se dedicou por sua empresa. O funcionário se sentirá valorizado, e não terá aquela sensação de que é descartável.
-A pessoa a comunicar a demissão deve ter no mínimo muito preparo, tato e respeito para anunciar uma demissão.Tem que ter a habilidade de saber conversar, explicar por quais motivos a demissão está sendo feita, e vislumbrar um futuro para aquele ser que está alí tão fragilizado.Empresas, escolham muito bem essa pessoa.
Acredito que quando temos não só a oportunidade de minimizar o sofrimento alheio, bem como de poder ajudar e apoiar aqueles que se encontram em uma situação mais fragilizada, nos sentimos mais fortificados e felizes.
Reflita, e faça a diferença!

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