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segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

" CONSULTORIA : AME- A OU... DEIXE - A!"


A atividade de consultoria, seja ela em nível pessoal ou empresarial, costuma gerar muita polêmica, e um mesmo consultor que tenha sido brilhante para a empresa A, pode vir a ser um simples desastre para a empresa B.Vamos refletir à respeito?

Não é de hoje que a atividade de consultoria gera polêmica, causando, às vezes, um certo desconforto aos consultores, e muitas dúvidas na cabeça daqueles que os contratam ( pessoa física ou jurídica ).
Já ví grandes consultores renomados no mercado concluírem sua consultoria em uma empresa com resultados chegando a casa do medíocre, bem como já ví alguns consultores menos renomados , mas que apresentaram aos seus clientes resultados surpreendentes. E sabe qual é a diferença entre esses dois casos? Eu vou te contar!

Eu simplesmente não entendo porque algumas empresas insistem em gastar um valor expressivo em consultorias , sendo que não estão preparadas para recebê-las. Acho que o tal dono da empresa acorda e, naquele dia, por não estar disposto a praticar o seu esporte matinal, resolve  contratar uma consultoria. Nada a ver, não é memso? Mas é mais ou menos assim que eu sinto que algumas empresas optam por uma consultoria. Primeiro, elas não sabem por que estão contratando uma consultoria. Aí fazem contato com alguns consultores, pegam algumas informações no mercado à respeito do consultor ou empresa de consultoria a ser contratada, e acham que tudo está resolvido. E o pobre consultor, no primeiro contato que ele tem com o contratante,  já sente , de cara, se a sua consultoria vai ser um sucesso, ou se vai ser apenas mais uma consultoria. É pura adrenalina, acredite!
Portanto, se você nesse momento está pensando em contratar um consultor, pare e reflita sobre alguns pontos fundamentais, e que são premissas básicas para que a consultoria flua , gere bons resultados  para você e sua empresa, e é claro, que faça jus ao capital que você investiu nessa consultoria.
Responda ,com sinceridade, a essas perguntas:

-Você tem claro em sua cabeça qual é o papel de um consultor?
O Consultor que você contratar não é seu funcionário direto, não tem horários rígidos a cumprir,e nunca deve ser visto como o salvador da pátria. Ele é somente um profissional que tem por objetivo,juntamente com você, de conhecer sua empresa,produtos, processos e pessoas, e que irá ajudá-lo a ampliar a sua visão em pontos que talvez estejam obscuros para sua empresa e você, e propor correções e ações inovadoras para a melhoria do seu negócio.
Lição número 1: diminua as suas expectativas em relação a esse profissional, e estabeleça desde o início uma relação de transparência e objetividade. Deixe bem claro o que você espera dele e, em contrapartida, peça para que o consultor te apresente um cronograma de ações detalhado.

-Você está pronto para abrir as portas de sua empresa para um consultor?
A partir do momento em que você contrata uma consultoria, e dependendo da dimensão dessa consultoria, saiba que você terá que "entregar a chave" da sua empresa nas mãos do consultor , pois o mesmo não consegue avançar seu trabalho caso não passe pela fase inicial que é a de diagnóstico situacional, que prevê a coleta de dados ,e muitos deles são extremamente confidenciais.
Lição número 2 : não veja o consultor como um espião, mas sim como um profissional que está alí para te ajudar. A confiança mútua será a base dessa relação que está se travando.

-Você está maduro o suficiente para encarar suas próprias falhas?
Presume-se que você tenha contratado uma consultoria externa pelo fato de algo não estar indo bem em sua empresa, ou então, porque sua empresa chegou a um determinado ponto de crescimento desordenado, e que necessita de reestruturação  para que cresça de uma forma sólida e sábia.
Lição número 3: tenha humildade para ouvir e aceitar o diagnóstico de sua empresa. De todas as reuniões que são feitas entre o consultor e empresário no decorrer de um processo de consultoria, a mais crítica e desconfortante, sem dúvida, é aquela em que o consultor deve mostrar ao seu contratante o diagnóstico atual de sua empresa, onde uma série de falhas e/ou ausência de métodos e processos irão surgir naturalmente.Nessa hora, a maturidade e habilidade em se lidar com as suas próprias falhas deve fazer parte de todo o processo, aliado a vontade de superação.

-Você quer melhorar a performance de sua empresa, ou quer procurar por culpados?
É  muito comum que o contratante , ao receber o seu diagnóstico situacional ,transfira toda a responsabilidade de insucesso ou falhas a determinadas áreas e/ou pessoas da empresa.
Lição número 4: Uma consultoria que se preze não é contratada para apontar culpados, e sim para propor melhorias. Portanto, não utilize os resultados do diagnóstico para punir pessoas, e sim para que se proponham e promovam  as mudanças necessárias e aquisição de uma nova cultura. Afinal, o sucesso ou insucesso de uma empresa é resultado de um todo.

-Você contratou uma consultoria para reflexão ou para a ação?
Este é mais um ponto de extrema importancia em um processo de consultoria. Se você quer uma consultoria para refletir sobre tudo o que foi diagnosticado, mas não está ainda apto a agir rumo as mudanças, não perca o seu tempo, nem tão pouco o seu dinheiro.
Lição número 5: Permita que o Consultor, juntamente com você, tire as propostas de melhoria do plano estratégico, e traga-as para o nível tático. Colabore com ele, agregue todos os membros da empresa, e estimule-os a participarem desse processo de mudança.Reflita o suficiente, mas aja efetivamente.

E a ultima lição diz respeito ao título dessa postagem.

Lição número 6 - Consultoria: Ame-a ou deixe-a!
Vou ser breve nessa ultima lição, apesar de ser a mais ampla e de maior significado.
Amar é acreditar, compartilhar, dividir, ter cumplicidade, transparência, confiança, respeito, ética, admitir seus próprios erros, e dentre outras tantas coisas,fazer planos para o futuro, e agir! Portanto, se você não conseguir travar este sentimento com o seu consultor, deixe-o para outro momento em que esteja maduro o suficiente para permitir que essa relação aconteça.

Obrigada pela confiança!

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