Informação, dicas e tendências ligado ao mundo dos Executivos, Terceiro Setor&Ações Sociais..

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

"LIDANDO COM A S ADVERSIDADES"


Ontem , quando escreví a postagem "Workday e Rotina",em um determinado trecho  eu mencionei  sobre a montagem de uma peça teatral como forma de divulgação do planejamento anual da ultima empresa em que trabalhei ( caso não tenha lido, sugiro que leia, para que esta postagem seja melhor compreendida ).
Então, me veio à tona algumas lições que aprendí com esse trabalho e, à seguir, vou te contar porque.

- Conhecimento é tudo: comunique-se e interaja com as mais diferentes pessoas e empresas;
- Conte sempre com o imprevisto.Tenha sempre em mente que,por melhor que o seu projeto pareça ser, ele sempre , via de regra, apresentará um erro, falha ou desvio em uma determinada fase de execução;
- Quando acontece um problema na fase final de um projeto - e essa é a pior e mais perigosa fase para se ocorrer um problema - tenha a calma de um monge, mas a rapidez  de um falcão-peregrino ( o animal mais rápido do mundo, que  mergulha a uma velocidade de 350 km/h ), e divida o problema com pessoas estratégicamente escolhidas,para que não se dê margem as especulações;
- Como tutor de um projeto, nem pense em delegar tarefas em um momento de crise: ponha a mão na massa, acione pessoalmente os seus contatos, e acompanhe de perto a sua evolução.
- E a ultima lição: reze, mas reze muito mesmo para que tudo dê certo.Foi o que eu fiz!

 Agora vou explicar como eu aprendí essas lições

Bem, como eu havia comentado, minha equipe e eu montamos uma peça teatral empresarial , onde criamos personagens e situações que  transmitissem ao nosso publico  quais eram os nossos objetivos anuais e o nosso planejamento de uma forma inusitada e divertida , e como eu coloquei anteriormente, foi um sucesso.
Foram 4 mêses de dedicação para a criação do tema ,personagens, figurinos, roteiro, ensaios,negociações para a locação de um teatro para a apresentação,enfim, trabalhamos exaustivamente todos os detalhes, enviamos os convites para todos funcionários e franqueados de todo o Brasil, e eis que chega o "Dia D..", dia em que seria apresentada a peça.
Bem, logo cedo fizemos um check-list, e tudo, absolutamente tudo, estava certo e providenciado.Ficamos felizes...eu e minha equipe resolvemos relaxar, e saímos para almoçar.
Depois de uma hora retornarmos para o teatro, era mais ou menos umas 3 horas da tarde. A peça estava marcada para começar as 8 horas da noite em um teatro muito legal, aconchegante,e...da prefeitura.
Bem, quando retornamos do almoço fui chamada por um funcionário do teatro e tive uma indigesta surpresa: a Companhia de Energia de São Paulo tinha acabado de cortar a luz do teatro por falta de pagamento por parte da prefeitura.Imagine...eu só me dei ao luxo de ficar "perplexa" por não mais que uns 2 minutos, pensar rapidamente em uma solução, acionar os meus contatos, e torcer para que tudo desse certo, pois a essa hora, muitas pessoas, de várias partes do país já estavam indo para São Paulo para participar do evento.Quanta responsabilidade!
Comentei apenas com algumas pessoas estratégicas da minha equipe, pois tal fato não poderia "ventilar",e  cair no ouvido do presidente da empresa: ele, faria parte das estatísticas de "mais um infartado" aos 40 anos, e eu, estaria frita!
Na hora, me ocorreu o seguinte: vamos trabalhar com um gerador!Por sorte eu conhecia o proprietário de uma empresa que locava geradores para eventos, e expliquei à ele a situação, e ele acabou locando um gerador daqueles super mega potentes...também,pudera, eram milhares de luzes para serem acendidas, sistema de som, enfim, quando era mais ou menos umas 5 e meia da tarde chegou toda aquela "parafernalha" provedora de energia.Eu não "arredei o pé" do teatro, acompanhei a tudo e a todos na instalação do tal gerador, e ás 8 horas em ponto a peça começou com iluminalção e com tudo o que se tinha direito, e não houve mais nenhuma falha até o final da peça.Para ser sincera, durante as 2 horas de peça eu acabei me esquecendo que todo aquele espetáculo estava sendo fornecido, também, e em grande parte, por um gerador, mas ao final da peça fiz questão de comentar com todos os presentes o ocorrido, e para a nossa suspresa fomos muito aplaudidos duplamente, e de pé : pela peça apresentada, e pela habilidade para lidar com situações adversas.
 Lição aprendida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário