Informação, dicas e tendências ligado ao mundo dos Executivos, Terceiro Setor&Ações Sociais..

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

"CLIENTE CAUSA" OU "CLIENTE EFEITO"?



Existem 2 tipos de clientes: os "clientes causa", e os "clientes efeito.
Você, que possui um negócio,  que tipo de cliente tem?
Situação 1: "cliente causa"

As empresas que tem os seus clientes como “causa” são aquelas em que o cliente a procura por uma razão e/ou motivo.Por exemplo:um cliente está com fome e, por conseqüência,procura por um restaurante  em busca de alimento para saciá-lo naquele momento, sendo a sua experiência positiva ou negativa.
Esses clientes, geralmente , são aqueles que  fazem  uma compra por uma necessidade real, ou uma compra por impulso, ou ainda uma compra em uma determinada empresa por falta de outras opções naquele momento.
Num primeiro momento é uma relação pouco consistente entre cliente e empresa,sem elos ,  e pode ser para a empresa a origem de um longo e próspero relacionamento...ou não!Tudo vai depender do efeito que a empresa irá causar nesse cliente. Ás vezes fico impressionada com o potencial de nicho que algumas empresas tem no mercado...impulsivamente os clientes procuram por essas empresas , compram um produto por necessidade, mas o efeito que essas empresas causam é simplesmente desastroso.
Por  exemplo, nesse final de semana precisei comprar alguns artigos para a minha cachorrinha: uma roupinha mais quentinha por causa do frio, ração, enfim, coisas que ela estava precisando .Por eu morar em uma praia específica de Florianópolis onde tudo gira somente em torno dos turistas  , tenho duas opções:ou eu compro em um pet shop próximo a minha  casa, onde o atendimento e a disponibilidade de produtos é limitada, ou eu tenho que pegar o meu carro, enfrentar meia hora de estrada, e chegar ao Centro de Florianópolis,onde existe um enorme  leque de opções de pet shops de boa qualidade.Não me restam opções.
Então,  me vestí de "cliente causa”, e lá fui eu rumo ao tal pet shop próximo de casa.
Ao chegar lá um senhor me atende com uma cara de quem havia acabado de acordar naquele momento, e pior, de mau humor.Para se ter uma idéia, não foi ele quem me disse bom dia logo que entrei na loja, e sim eu,que com um sorriso largo no rosto tentei quebrar o gelo.Como resposta, obtive uma resposta quase que inaudível , e pior, sem que  o distinto senhor ao menos olhasse para mim . Bem, dei um giro pela loja, olhei os poucos  produtos que estavam disponíveis...sim, poucos, porque este senhor empresário só enche a sua loja de variadas opções na alta temporada, ocasião em que os turistas estão por aqui.E  o pior de tudo: os preços  praticados por este senhor são absurdos ,pois a formação de custo dos seus produtos é feita com os cálculos habituais ,adicionado de uma sobretaxa, o “IT”, “Índice Turista”, principalmente naquelas roupinhas para cachorro escrito Florianópolis-Brasil.E os preços são mantidos o ano inteiro...não há a preocupação com os moradores da região.O seu foco é simplesmente “esfolar” os turistas no período de férias, e que se dane o resto.
Você deve estar se perguntando: mas então,por que você continua comprando neste lugar?Eu te respondo:por pura necessidade e falta de opção.Afinal, se eu colocar na ponta do lápis o combustível que irei gastar para ir até o Centro, desgaste dos pneus  e do carro como um todo, tempo de deslocamento, enfim, acaba não valendo à pena.E veja bem,não sou só eu, mas vários moradores aqui da região passam pela mesma situação.
Situação 2: cliente “efeito”
Em contrapartida, tem uma casa de frios aqui próximo que sou fã: lá eu sou “cliente efeito”,e o melhor, durante o ano inteiro.
Às vezes eu nem estou precisando comprar nenhum artigo desse lugar, mas é tão prazeroso ser recebida e atendida pelos donos, um casal de idosos  simpaticíssimos,  que acabo arrumando pretexto para ir até lá, e sempre compro alguma coisinha,só por comprar.Eu mal entro na loja e eles me recebem com um mega sorriso,logo vão me mostrando as novidades que tem, sei lá, um queijo diferente, e melhor ainda, fazem questão de cortar um pedacinho do tal queijo para que eu deguste.Aí já sugerem um vinho para acompanhar aquele queijo, mas de uma forma tão natural e despretensiosa, que faz com que  eu não sinta aquela impressão de  que eles queiram me enfiar um produto goela à dentro. É tudo muito natural e prazeroso.Sou fã desse lugar, e quando saio de lá me sinto revigorada, e melhor, o dinheiro que gasto por lá me dá tanta satisfação que sinto que é um dinheiro que investi no meu bem estar, auto-estima, e no meu humor como um todo.
Resumindo, o efeito é a impressão produzida :aquela que toca o espírito e a sensibilidade.É aquela que proporciona a longevidade com o seu cliente.O produto em si é só mais um detalhe.
Por sorte, o proprietário do pet shop consegue manter o seu negócio em  prol dos turistas e dos”necessitados”.Até quando, não sei dizer.Tudo pode mudar:os turistas migrarem para outras praias mais interessantes no futuro, a abertura de um outro pet shop na região com tratamento diferenciado,e aí, ou ele repagina todo o seu negócio, ou morre. Quanto aos proprietários da casa de frios, não preciso nem falar, não é mesmo?Estes já formaram clientes assíduos e satisfeitos: eles não dependem de sazonalidades, e nem da necessidade de seus clientes.Eles são o “marketing vivo” do seu negócio.Tipo de cliente deste casal: “cliente efeito”.
E para terminar, vou definir em poucas palavras esses dois tipos de clientes:
1- Cliente “causa” : o “cliente minuto”.
2- Cliente “efeito” : o "cliente longa vida”

Nenhum comentário:

Postar um comentário