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segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

"EXECUTIVOS MUNDI"

Na ultima postagem eu comentei sobre uma das características desejáveis que um executivo de destaque deve ter, que é a habilidade de ser multicultural...vamos conhecer mais sobre isso?









Há vários anos a globalização vem sendo enfatizada, e não há dúvida, ela se torna cada vez mais latente. Mas , na contramão, o que podemos notar no perfil de vários executivos é a falta de capacidade de se integrar com o mercado global.As variáveis são muitas, e é preciso preparo: as diferenças vão desde a forma de se vestir, de se comunicar, valôres a serem respeitados, enfim, há todo um protocolo a ser seguido na hora de se negociar com culturas diferentes.Em se tratando de negociação, vale ressaltar a expressão utilizada pelo Antropólogo Edward T. Hall, que diz que as diferenças passam pela linguagem silenciosa do negócio.Existem várias Escolas de Negócios , MBAs, e uma série de treinamentos para executivos nesse sentido.
De uma forma geral, vou mencionar os 4 tipos basicos de negociadores  verificados em diferentes culturas, conforme à seguir:

-Catalisador - Tem estilo inovador, arrojado, impulsivo,  e dinâmico.Nessa categoria se incluem os brasileiros, chinêses, americanos, italianos e mexicanos.
-Analítico - É questionador, busca obter o maior número possível de informações sobre o negócio, é detalhista, meticuloso, cuidadoso, e as negociações tendem a ser mais demoradas.Os negociadores da África do Sul, Espanha, Japão e Reino Unido possuem essas características.
-Controlador - É mais prático, rápido e objetivo nas negociações porque tempo é dinheiro.Tendem a ser mais autoritários, e prezam mais pelos resultados do que pessoas.Aquí se incluem negociadores da Alemanha, França e Rússia.
-Apoiador - Valoriza , acima de tudo, as relações interpessoais, é bastante sociável,suas decisões são mais lentas , gostam de negociações em grupo, e são muito cooperativos. Nesta categoria, temos os indianos.

Vale lembrar que é totalmente pertinente que esses conceitos de negociação não devem ficar somente na esfera dos "altos executivos", mas também devem ser repassados, por exemplo, aos vendedores, atendentes, garçons, enfim, a todos os demais profissionais que possam vir a ter contato com pessoas das mais diversas culturas no seu ambiente de trabalho: uma loja de roupas, um restaurante, um hotel...afinal, a próxima copa do mundo será aqui no nosso país e, com certeza, aqueles que estiverem aptos a lidarem com essas diferenças obterão melhores resultados.

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