Informação, dicas e tendências ligado ao mundo dos Executivos, Terceiro Setor&Ações Sociais..

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

"COMO NÃO PERDER A CABEÇA COM O SEU CHEFE"


Se você  está à beira de uma crise de nervos por causa daquele cidadão que se entitula "seu chefe", respire fundo...e leia essa postagem.

É muito engraçado, para não dizer trágico, como é comum encontrarmos um número absurdo de pessoas  insatisfeitas e "indignadas" com os seus chefes.Muitas,inclusive, somatizam todos os seus sentimentos, e chegam a ter sérios problemas de saúde.
Acredite, eu já passei por isso um dia, eu já tive chefes e chefes ...e, na outra ponta, também, ocupando um cargo de diretoria, já fui muito "hostilizada" por funcionários que trabalhavam no departamento em que eu dirigia.
Com isto, resolví transmitir à você um pouco da minha experiência...talvez ela possa lhe ser útil.

Situação número 1: Eu como subordinada.

Trago em minha coleção um número pequeno de chefes, apesar de ter em meu currículo 22 anos efetivamente trabalhados, pois passei por poucas empresas, mas nas que passei, trabalhei por um período grande.
Chefes são sempre chefes,e o que muda é a sua capacidade de se adaptar e saber lidar com ele.
Já passei noites em claro tentando entender situações estressantes que eu vivenciava durante o dia com o meu chefe, que me vejo até no direito de cobrar adicional noturno...sério, não estou brincando.
E o primeiro sentimento que me vinha era o de auto-piedade...que horror! Me sentí por várias vezes injustiçada, e achava que o meu trabalho não tinha o devido reconhecimento, enfim, já cheguei, inclusive, a me descompensar com o meu chefe.Eu sempre fui uma executiva muito comprometida com todos os meus projetos, e nas empresas em que trabalhei, eu as tinha como se fossem minha, e  talvez por isso, eu sempre me cobrei muito: sempre fui perfeccionista em tudo o que fiz e, consequentemente, achava que o meu chefe tinha por dever  me elogiar ,e reconhecer todos os meus feitos em prol de sua empresa a todo momento...que bobagem!

Situação número 2: Eu como chefe.

Sempre fui muuuuito exigente com os meus subordinados. Me incomoda um pouco dizer , mas o meu humor era medido de acordo com os resultados obtidos pela minha equipe.E mais: quanto mais a minha equipe produzia, mais resultados eu queria ter.Sempre fui muito parceira de todos, eu os acompanhava e os direcionava em todos os projetos, mas os cobrava insistentemente .Sempre achei que essa é a fórmula mais adequada para se "instigar" a sua equipe a produzir cada vez mais e mais.

O que aprendí com isso

Talvez você não tenha tido a oportunidade de vivenciar os dois lados da moeda em uma empresa ( ser chefe, e ser subordinado ), mas mesmo assim, ainda dá para você se auto-analisar na posição de chefe de família , chefe das suas vontades, enfim, chefe da sua vida.Já é um começo para você tentar me entender um pouco melhor.
Por exemplo, você, como chefe de família deve cobrar de seus filhos disciplina, ética,  resultados nos estudos, nos cursos que fazem, enfim, você sempre está educando, acompanhando, e ao final disso tudo, mesmo que de uma forma intrínseca, cobrando, não é mesmo?E isso, com certeza, deve provocar alguns momentos de estress, e até de pequenos desentendimentos entre você e os seus filhos.
Você não tem filhos?Talvez tenha uma empregada doméstica trabalhando para você...a relação é a mesma. Não tem empregada?Tem marido, tem amigos...e tem a sua própria vida para gerir. Então, você é chefe!
Por que coloquei todas essas situações? Para que você pare um pouco para refletir antes de reclamar e se sentir injustiçada ,ou sei lá o quê.
O tempo todo, e em todas as situações de nossas vidas cobramos e somos cobrados, e é impressionante como aquelas pessoas que se sentem muito incomodadas com cobranças são as que mais cobram...não é verdade?E veja bem, não vejo isso como defeito, pois acredito ser esse um dos caminhos que nos levam ao crescimento pessoal e profissional : tanto o seu , quanto o daqueles que te rodeiam.
Seu chefe está descompensado?Desarme-o com os resultados positivos que a sua competência proporcionou à empresa.
Ele está de mau humor por motivos pessoais? Converse com ele sobre assuntos agradáveis, tire-o dos problemas pessoais que estão lhe incomodando, e só depois, quando o clima estiver mais ameno, converse sobre as questões de trabalho.
Você não conseguiu os resultados de um determinado projeto para apresentar ao seu chefe?Surpreenda-o com projetos diferentes e idéias inovadoras.
E a melhor dica: desfrute, no bom sentido,do seu chefe.Observe-o, analise-o, e aprenda tudo o que for possível com ele.É de graça,e pode te ajudar muito no futuro Afinal, se ele está na posição em que está, deve ter coisas boas para te ensinar e servir de exemplo: as ruins, você dispensa!
Enfim, hoje eu compreendí que não existem chefes ou  funcionários...existem pessoas.
Agora, uma coisa que não  dá para aturar é chefe sem educação e sem ética: aí a coisa se complica, e o melhor que você tem a fazer é pegar o seu banquinho, e sair de mansinho
Adapte-se, camaleoa!

Um comentário:

  1. Adorei. Incrível. Vou postar o link no meu blog. Se puder visitar!!! www.estranhabeleza.wordpress.com

    Carol

    ResponderExcluir